Fundo Social

Departamento de Comunicação   27/08/2018 | 15h29

FUSSTAT ESTÁ REALIZANDO ATIVIDADES SEMANAIS DOS PROGRAMAS "COSTURANDO O FUTURO" E "NATAL ESPETACULAR"

A exposição natalina, a partir de garrafas PET, está prevista para começar no dia 2 de dezembro.

FUSSTAT ESTÁ REALIZANDO ATIVIDADES SEMANAIS DOS PROGRAMAS

Os Programas "Costurando o Futuro" e "Natal Espetacular", do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), ambos frutos de um convênio assinado pela Prefeitura de Tatuí, em junho deste ano, com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), estão em plena produção e caminhando para o sucesso.

O programa "Costurando o Futuro", coordenado por Graça Lima, está sendo realizado no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia e conta com a participação de 20 pessoas. Elas estão produzindo 500 kits de uniformes - com cinco peças cada um, contendo 2 camisetas, 2 bermudas e 1 agasalho -, que serão doados para duas creches escolhidas pela prefeita de Tatuí, Maria José Viera de Camargo, no mês de novembro.

Para a produção dos uniformes foram compradas, com o dinheiro disponibilizado pelo convênio, três máquinas de costura industriais, sendo uma máquina reta, uma overloque e uma galoneira. As pessoas que estão participando do programa receberão uma ajuda de custo de R$330,00 durante os dois meses de produção dos uniformes.

Já o programa "Natal Espetacular" é coordenado por Andreia Cristina de Almeida e conta com cinco multiplicadoras, que também receberão a ajuda de custo, e algumas voluntárias. O trabalho está sendo realizado no barracão cedido pela loja Caetano, localizado na Rua Juvenal de Campos, em frente a Caixa Econômica Federal.

O "Natal Espetacular" está trabalhando com o reaproveitamento de garrafas PET, que se tornarão enfeites natalinos para decorar a Praça da Matriz durante o Natal deste ano. A iniciativa do programa preza pela preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem. "Estou muito encantada com este projeto, pois dará uma grande diferença no meio ambiente e, ainda, na decoração natalina da cidade", destacou a presidente do FUSSTAT, Sônia Maria Ribeiro da Silva.

Durante os cinco meses de produção serão confeccionados uma árvore de Natal de 4,5 metros, um presépio e vários enfeites natalinos. O FUSSTAT estima que precisarão de, aproximadamente, 10 mil garrafas PET para realizar o projeto, mas, até o momento, foram arrecadadas cerca de 2 mil garrafas. "Para a arrecadação dessas garrafas fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, incentivando os alunos a reaproveitarem os materiais recicláveis", conta Sônia.

A exposição natalina está prevista para começar no dia 2 de dezembro. Os interessados em ajudar na arrecadação podem levar as garrafas PET na sede do FUSSTAT, localizada na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.