Fundo Social

Departamento de Comunicação   13/12/2017 | 11h15

PROJETO ADOTE UM QUARTO ENTREGA PRIMEIROS 30 LEITOS REFORMADOS NA SANTA CASA

Evento será na segunda-feira (18/12), com a presença de doadores e voluntários.

PROJETO ADOTE UM QUARTO ENTREGA PRIMEIROS 30 LEITOS REFORMADOS NA SANTA CASA

Um dos maiores projetos sociais já realizados nos últimos anos em Tatuí, com a união do Poder Público e o voluntariado, terá sua primeira ação concretizada na segunda-feira (18/12). Serão entregues os primeiros 11 quartos (30 leitos) do Projeto Adote um Quarto - Abrace a Santa Casa, que atendem principalmente, os pacientes do SUS, na Santa Casa de Misericórdia local. O primeiro piso (superior - 2º andar), com 11 quartos (30 leitos), será inaugurado a partir das 19h, com as presenças dos doadores e voluntários.

“A questão do voluntariado em Tatuí sempre foi algo muito positivo. Daremos um tratamento mais humanizado e digno na acomodação aos pacientes e seus acompanhantes, com todo o conforto possível”, disse a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

O Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT) começou em junho deste ano a campanha Adote um Quarto - Abrace a Santa Casa. Coordenado pela conselheira Alessandra Vieira de Camargo Teles, o projeto agregou parceiros (empresários, clubes de serviço, sindicatos, grupos de amigos etc) que doaram recursos para a reforma dos 33 quartos (111 leitos), em três pisos do prédio Orlando Bolzan, que atende prioritariamente os pacientes do SUS. Os dois outros andares, com 11 quartos cada, serão entregues em janeiro/2018 e fevereiro/2018.

“Este projeto está sendo uma vitória da nossa comunidade, que abraçou esta causa, afinal a Santa Casa é de todos nós. Ali, os desafios são grandes. Graças a Deus e a alta credibilidade da administração municipal e a seriedade do projeto conseguimos os parceiros necessários para as obras”, destacou a conselheira do FUSSTAT, Alessandra Vieira de Camargo Teles, coordenadora das ações.

“O desafio no hospital é constante. Em janeiro passado, pagamos os salários atrasados dos funcionários e encerramos uma greve que praticamente paralisou o hospital. Em maio, reabrimos a UTI com sua capacidade total (8 leitos) e agora estamos focados na melhoria do Centro Cirúrgico. Já conseguimos pagar os 13º salários de todos os funcionários e a Câmara Municipal nos ajudou muito, devolvendo antecipadamente os recursos da sobra Orçamentária, algo em torno de R$ 1 milhão, que foi aplicado no hospital. Em paralelo, administramos uma dívida que ultrapassa os R$ 31 milhões. Por isso, o apoio de todos é muito importante neste momento”, concluiu a chefe do Poder Executivo.

Onze quartos - Os quartos que serão entregues neste primeiro momento terão como “padrinhos”: Lions Clube de Tatuí, Rotary Club de Tatuí, Grupo de Amigos (coordenado por Maria Helena Grandino Teles e Maria Olívia Fogaça Miranda), Sítio do Carroção, JPBF Empreendimentos Imobiliários, Ricardo Gadel, Igreja Católica de Tatuí/Diocese de Itapetininga, Grupo Mantovani, Família Ermani, Sindicato dos Servidores Públicos de Tatuí e Região e MR FIDC Fundos de Investimentos /Mário Marques Rodrigues Júnior.