Secretaria de Saúde

Departamento de Comunicação   17/09/2019 | 17h00

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TATUÍ E ALUNOS DA FAESB PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SARAMPO, NO AUDITÓRIO DO "NEBAM"

Palavra foi ministrada pelo médico infectologista da Vigilância Epidemiológica e da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Marcus Vinícius Landim Stori Milani.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TATUÍ E ALUNOS DA FAESB PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SARAMPO, NO AUDITÓRIO DO

A Prefeitura de Tatuí promoveu, na noite desta quinta-feira (12/09), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, uma palestra para orientar os profissionais de Saúde do município a respeito do sarampo. A palestra aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal "Ayrton Senna da Silva" (NEBAM), e foi ministrada pelo médico infectologista da Vigilância Epidemiológica e da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Marcus Vinícius Landim Stori Milani.

Ao longo da palestra, que foi assistida por 81 pessoas, foram abordados assuntos como: O que é sarampo?; Quais são os principais sintomas da doença?; De que maneira a doença é transmitida?; Quais os tipos de exames que são realizados durante o tratamento do paciente?; e também foi comentado acerca da importância da vacinação.

Estiveram presentes profissionais da Vigilância Epidemiológica de Tatuí e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara de Tatuí (FAESB).

Sobre o sarampo - O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Ela é altamente contagiosa e sua transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, ou seja, 1 pessoa com sarampo pode infectar outras 18 pessoas.

Os sintomas são febre, tosse, coriza, olhos avermelhados ou conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão. Por isso, caso você apresente um destes sintomas, procure uma Unidade de Saúde mais próxima.

SAÚDE

CARDÁPIO

GIA e SPED

Saúde
Horários Médicos nos Postos de Saúde