Fundo Social

Departamento de Comunicação   04/06/2019 | 09h05

FUSSTAT TEM MÊS DE MAIO REPLETO DE ATIVIDADES, COM CURSOS NAS ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO E BELEZA, ALÉM DE VÁRIAS FORMATURAS

Entre as formaturas do mês, foi realizada a formatura de 19 alunos, do curso de Manicure, do Espaço da Beleza.

FUSSTAT TEM MÊS DE MAIO REPLETO   DE ATIVIDADES, COM CURSOS NAS   ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO E BELEZA,  ALÉM DE VÁRIAS FORMATURAS

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) realizou muitas atividades no decorrer do mês de maio. Cursos nas áreas de alimentação e beleza, além de formaturas estiveram entre a ações promovidas entre o dia 02 e esta sexta-feira (31/05).

Abrindo as atividades do mês, no dia 02/05 (quinta-feira), foi realizada a formatura do curso de Reaproveitamento de Alimentos, no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia. A solenidade contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do gerente da Coop (Cooperativa de Consumo), Rodrigo Santos Corrêa, e da coordenadora do Banco de Alimentos, Débora Camargo, e na ocasião, 11 alunos receberam o diploma. Ministrado pelas professoras Lia e Janete, o curso ensinou os alunos a criar receitas saudáveis e saborosas, reaproveitando alimentos.

Nos dias 16 e 17/05 (quinta e sexta-feira), aconteceu o curso gratuito "Uso de Condimentos na Gastronomia", promovido pelo Sindicato Rural de Tatuí junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), em parceria com o FUSSTAT, no Centro de Capacitação da Vila Esperança, que contou com 17 alunos. O instrutor Thiago Iwamizu, de Porangaba, ministrou aulas teóricas e práticas, ensinando os alunos a fazerem vários tipos de preparos, entre eles, uma refeição completa, patês, molhos e conservas, resgatando hábitos saudáveis de alimentação, através da adição de condimentos ao preparo das refeições essenciais para o dia a dia, contribuindo para o enriquecimento nutricional das famílias, além do aprendizado de técnicas de higiene e manipulação.

Entre os dias 20 e 22/05 (segunda, terça e quarta-feira), houve o curso gratuito "Processamento Artesanal de Frutas - Técnicas", promovido pelo Sindicato Rural de Tatuí junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SP), em parceria com o FUSSTAT, realizado no Centro de Capacitação da Vila Esperança. O curso foi ministrado pelo instrutor Mario Eduardo Fumes, e contou com a participação de 16 alunos, que aprenderam, na teoria e na prática, a transformar frutas em produtos como geleia, doces, caldas e compotas cristalizadas, utilizando técnicas artesanais voltadas para o consumo familiar.

Já no dia 21/05 (terça-feira), 15 alunos participaram do curso "Faça e Lucre – Bolos Caseiros", na sede do Projeto Cozinha Solidária, com a culinarista Renata Daleffe, em parceria com a marca de chocolates, doces e confeitos Mavalério. Os alunos aprenderam a fazer saborosos bolos caseiros, com massas fofinhas, caldas e coberturas deliciosas, além de opções em fatias e no pote. Com o auxílio de uma apostila contendo dicas de precificação, vendas e decorações, foram ensinadas receitas de Bolo de Fubá com Coco Cremoso, Bolo de Chocolate com Café, e Bolo de Limão Trufado.

O dia 27/05 (segunda-feira) foi marcado pela abertura do Curso de Desenho de Moda, com a professora Anna Laura Saroba, realizado no Centro de Capacitação do CDHU, com 9 alunos. A abertura do curso teve a presença da presidente do FUSSTAT, Sônia Ribeiro, da coordenadora geral Graça Lima, da coordenadora de Costura, Cristiane Gonçalves, e da professora da Escola da Moda, Meire Zanaroli. Na primeira aula, a professora explicou sobre os materiais que se seriam usados para um desenho livre. Depois, cada aluno confeccionou seu desenho, para entender os traços.

No dia 29/05 (quarta-feira), ocorreu a abertura de outros dois cursos. O primeiro foi o curso de Bolo em 3 módulos, ministrado pela professora Janete, no Centro de Capacitação do CDHU, com 23 alunos. No início do curso os alunos aprenderão a fazer massa branca e massa de chocolate para bolos; no segundo bloco técnicas de recheios variados; e no terceiro bloco a parte de confeitaria, com várias formas e técnicas para confeitar um lindo bolo. Já o segundo foi o curso de Panificação, no Centro de Capacitação da Vila Esperança, com a participação de 13 alunos. Na aula inaugural, os alunos aprenderam, com a professora Rúbia, a fazer Pão Rasgado, que é um pão trançado e recheado com mortadela, muçarela e orégano.

Ainda na quarta-feira (29/05), foi realizada a formatura dos alunos do curso de Tortas, no Centro de Capacitação da Vila Angélica, com a professora Lia. Na ocasião, 15 alunos receberam o certificado que atesta que os mesmos estão aptos e qualificados para ingressar ou reingressar no mercado de trabalho.

Outra turma do curso de Bolo em 3 módulos, com a professora Janete, teve início nesta quinta-feira (30/05), no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia, e a participação de 18 alunos.

Também na quinta-feira (30/05), houve a formatura da turma do curso de Panificação, ministrado pela professora Rúbia, no Centro de Capacitação do CDHU. No total, 13 alunos receberam o diploma, e a solenidade contou com a presença da presidente do FUSSTAT, Sônia Ribeiro.

E para fechar o mês, na sexta-feira (31/05), foi realizada a formatura da turma, com 19 alunos, do curso de Manicure, do Espaço da Beleza.