Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Departamento de Comunicação   06/11/2018 | 14h21

"MÚSICA NA PRAÇA" TERÁ A PRESENÇA DO GRUPO DE PERCUSSÃO DO CONSERVATÓRIO

Professor Luis Marcos Caldana é o coordenador do Grupo de Percussão.

Neste sábado (10/11), às 11h, na Praça da Matriz, o Projeto "Música na Praça", ação cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, em ação colaborativa com o Conservatório de Tatuí e a Abaçaí Cultura e Arte, apresentará o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Luís Marcos Caldana.

No repertório, o Grupo apresentará as músicas "Interplay Para Percussão", de Garwood Waley (1952); "Double Trouble", de John Williams (1932) e arranjo de Jeremy Clark; "The Entertainer", de Scott Joplin (1868-1917) e arranjo de Erik Freytag; "Happy", de Pharrell Williams (1973) e de arranjo Renan Dias; "M.O.S.", de Douglas Gutjahr; "Diálogo de Peles", de Mark Ford (1958); "Mãe Terra, Pai Céu", de Ney Rosauro (1952) e "Carioquinha" e "Brasileirinho", de Waldir Azevedo (1953-1980).

O Grupo de Percussão é composto por Agnaldo Silva e Luís Marcos Caldana, pelos alunos bolsistas Ana Luiza Cassarotte, Bianca Pavanello, Caio Lucatelli, Roger Brandino e Rosa Huillca e pelos convidados Giovanni Ricioli, Igor Palácios, Laysa Pinheiro e Maura Jansson.

Em atividade por mais de quatro décadas ininterruptas, o Grupo de Percussão é o mais antigo grupo do gênero no País, abrindo caminho a outros semelhantes em solo nacional. Ao longo de sua história, já contou com mais de 200 percussionistas integrantes.

Além de executar clássicos dos repertórios erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão, agregando características performáticas e de dança. Sua atuação diferenciada consolida-o no cenário nacional e faz dele o pioneiro nesse segmento.

Em 2006, o grupo lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com o objetivo de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos, mas também as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica.

Seu coordenador, Luís Marcos Caldana, é formado em tímpanos, percussão e acessórios pelo Conservatório de Tatuí e em Educação Artística pela Faculdade Asseta. Atualmente, além de coordenar o Grupo, é professor e coordenador da área de percussão, tímpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e ministra aulas na Escola Livre de Música, em Itapetininga.

Música na Praça - O projeto "Música na Praça" é uma ação da Prefeitura de Tatuí, com apoio cultural da Padaria Onze, do Conservatório de Tatuí, da COOP - Cooperativa de Consumo e da Abaçaí Cultura e Arte, para a apresentação dos agrupamentos musicais e cantores da cidade e da região, com o objetivo de valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música.

A retomada do projeto em 2017 recebeu 34 agrupamentos musicais - do erudito ao popular - que se apresentaram no coreto da Praça da Matriz com cerca de 600 músicos, e foram apreciados por um público estimado em 18.500 pessoas.

Neste ano, o Projeto teve início em 10 de março e se renovou com a realização das Provas Abertas da Área de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí, que são realizadas bimestralmente na Praça da Matriz.

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

Cardápio



GIA e SPED