Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Departamento de Comunicação   12/09/2018 | 11h13

PREFEITURA APRESENTA AOS PRODUTORES E MORADORES DA ZONA RURAL O QUE FOI REALIZADO EM 20 MESES

Ponte no bairro Congonhal foi concluída esta semana.

PREFEITURA APRESENTA AOS PRODUTORES   E MORADORES DA ZONA RURAL  O QUE FOI REALIZADO EM 20 MESES

A Prefeitura de Tatuí apresentou na quinta-feira (06/09), no Sindicato Rural Patronal, o Programa GPS na Zona Rural. Durante o evento a prefeita Maria José Vieira de Camargo apresentou aos presentes um resumo das principais ações de sua administração na Zona Rural, nestes primeiros 20 meses de governo.

A prefeita Maria José classificou as ações como bastante positivas, dado ao abandono em que se encontravam pontes e estradas rurais, no início de 2017 e a atual crise financeira por qual passa o país, onde os recursos para os municípios são escassos.

Um dos pontos positivos citados foi a criação do Programa Feira do Produtor Rural, que conta com 7 produtores, com todos os stands fornecidos pelo SENAR (Serviço Nacional de Apoio a Atividade Rural). "Estamos realizando curso para mais 8 produtores, que serão integrados no mês de outubro", destacou a prefeita. As feiras dos produtores rurais acontecem as terças, no Valinho, e às quartas, no Jardim Wanderley.

Maria José também destacou que 25 fossas sépticas biodigestoras foram implantadas na atual gestão, em 5 bairros. No bairro Santuário foram 10 fossas, no Água Branca 4 fossas, no Guarapó 6, no Campinho 3 e no Enxovia 2 fossas. Estamos aguardando novo convênio com o Fehidro, para 30 novas fossas.

Com relação ao Banco de Alimentos, inaugurado em 2011 e vinculado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Maria José destacou que "é uma ferramenta importante para o combate a fome". Nesta gestão, o Banco de Alimentos foi reestruturado. Mais de 20 entidades são assistidas. O registro hoje é de 2.981 famílias beneficiadas, com cestas básicas.

A chefe do Poder Executivo também destacou a volta na sua gestão do Programa Patrulha Agrícola Mecanizada, que voltou a funcionar e atender aos produtores rurais. De janeiro a agosto deste ano, já foram atendidos 34 produtores, com retroescavadeiras, caminhões basculante, roçadeiras, calcário, cama viária, grades niveladoras, etc.

O Programa Jovem Agricultor do Futuro, que é uma parceria entre SENAR, Sindicato Rural Patronal e Prefeitura, também foi citado. O curso é realizado no Parque Ecológico Municipal Maria Tuca, de segunda a sexta, e hoje conta com uma turma de 25 alunos. Término das aulas será em dezembro de 2018.

Maria José também citou a implantação de rede de água no bairro dos Fragas., uma parceria SABESP e Prefeitura de Tatuí. Estão sendo executados 3.673,62 metros de rede de água e o investimento é de R$ 265.817,43. A prefeita informou que próximo bairro, a receber rede de água, será o Bambuzal.

Estradas e pontes - Maria José também destacou que foram realizadas as recuperações das estradas rurais. Já foram contemplados mais de 30 bairros, entre eles: Congonhal, Guaxingu, Queimador, Palanques, Rio das Pedras, Mirandas, Santuário, Enxovia, Santa Adelaide, etc. Mais de 70 kms de estradas foram recuperadas. Oito pontes foram reformadas na Zona Rural: Congonhal (2), Santa Adelaide, Enxovia divisa com o Jumirim, Campinho, Pederneiras, Turvo e Campinho em frente à fazenda Caiçara.

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

Cardápio



GIA e SPED