Secretaria de Educação

Departamento de Comunicação   15/08/2018 | 09h16

“FUTURO CIENTISTA” OFERECE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DA REDE DE ENSINO

“FUTURO CIENTISTA” OFERECE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DA REDE DE ENSINO

Fruto de um convênio entre a Prefeitura de Tatuí e a UfsCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, o Programa Futuro Cientista, que teve início no município em julho de 2017, vem auxiliando no desenvolvimento acadêmico e pessoal de alunos, com idades de 11 a 18 anos, do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino.

O programa acompanha os alunos participantes em sua caminhada estudantil até o ingresso na universidade. “Adotamos os alunos no Ensino Fundamental e seguimos com ele até a sua entrada no Ensino Superior, quando ele recebe o título de ‘Cientista Multiplicador’ e passa a auxiliar os alunos mais novos no Programa”, destaca a coordenadora do Programa "Futuro Cientista" em Tatuí, Andressa Ribeiro Leite. 

Durante todo o ano os alunos participam de atividades semanais, com duração de duas horas, realizadas pelo supervisor Nathan Penha, nas próprias escolas em que frequentam. Essas atividades são relacionadas a formação científica dos estudantes, tais como: Concurso de Redação, Maratona do Conhecimento e Concurso de Curtas-metragens. “As escolas se transformam em espaços interativos por meio da criação de clubes de ciências, grupos de alunos para estudos, experimentos e realização de projetos científicos”, explicou Andressa.

Todas as atividades são supervisionadas por profissionais do Programa “Futuro Cientista” e a aprendizagem científica é estimulada por meio da descoberta (observação e experiência) e criação (criatividade e imaginação), na multidisciplinaridade e interação entre os alunos. “O programa propõe que os jovens participem ativamente do próprio desenvolvimento, por meio de pesquisa em grupo, experimentação, estímulo à dúvida, busca por respostas e raciocínio crítico. O erro é encarado como parte importante desse processo, que serve de trampolim para a aprendizagem”, esclareceu o diretor do programa, Fábio de Lima Leite.

Neste ano, estão sendo auxiliados 80 alunos do Ensino Fundamental e 32 alunos do Ensino Médio de quatro escolas, nos seguintes dias e horários: Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), todas as segundas-feiras das 10h às 12h; EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, todas as terças-feiras das 9h30 às 11h30; EMEF “Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”, todas as quartas-feiras das 14h às 16h; EMEF “Profª Maria Helena Machado”, todas as quintas-feiras das 13h às 15h. Já os alunos do Ensino Médio participam através de uma plataforma online. 

Segundo o diretor do programa, Fábio de Lima Leite, os alunos recebem um verdadeiro plano de vida, para que desenvolvam habilidades e competências, se tornando grandes pesquisadores. “Para isso, são realizadas diversas ações e atividades ao longo de cada ano, incentivando e direcionando os jovens em sua jornada rumo ao desenvolvimento acadêmico e pessoal”, conclui o diretor.

SAÚDE

CARDÁPIO

GIA e SPED

Saúde
Horários Médicos nos Postos de Saúde