Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Departamento de Comunicação   09/08/2018 | 15h05

GRUPOS TEATRAIS REALIZAM QUATRO DIAS DE PROJETO CÊNICO GRATUITO NO CEU DAS ARTES

GRUPOS TEATRAIS REALIZAM QUATRO DIAS DE  PROJETO CÊNICO GRATUITO NO CEU DAS ARTES

Entre os dias 16 e 19 de agosto os grupos teatrais Trupe Garagem & Cia, Cia. ArteemQ e Companhia de Dança ST DNC realizarão o projeto "Teatro em Foco", ação cultural promovida com o apoio do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí.

Com o intuito de estimular a produção e a divulgação de espetáculos teatrais, aproximar o público e artistas, prospectar novas plateias para o teatro e colaborar na formação de ideias e conceitos sobre o que é ser artista no interior paulista, o projeto "Teatro em Foco" é um encontro cultural que fomenta expressões artísticas de abrangência municipal e envolve artistas dos grupos idealizadores do projeto, em espetáculos e cinco oficinas oferecidas gratuitamente para a comunidade e artistas.

 Os interessados em participar das oficinas, devem entrar em contato pelo celular (15) 9-9694-9586. O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.

Oficinas e palestra - A oficina "Criação, Confecção e Manipulação de Objetos Cênicos a partir de Materiais Recicláveis", com 20 vagas, acontecerá na sexta-feira (17/08), das 9h às 12h e das 14h às 17h, com classificação livre. Ela ensinará a fazer objetos cênicos, bonecos, adereços e cenários com materiais encontrados no dia a dia e com baixo custo, desenvolvendo assim um trabalho ambiental, social e cultural.

No sábado (18/08) serão duas oficinas. Uma será a "Oficina de Maquiagem", com Kaique Cabral, Ana Laura Pires, Mat Kaytan e Rafael Franco, das 9h às 12h, com abordagem da concepção de maquiagem artística para uso teatral, pesquisa, paleta de cores, traços, região e tema referente ao texto proposto. A outra oficina acontecerá das 13h às 16h, "Filosofia dentro da Dramaturgia", com Gabriel Tonin, e a palestra "Filosofia da Dramaturgia": um bate papo sobre a criação dramatúrgica contemporânea, suas técnicas, vertentes e temas explorados de forma simples e descontraída até a conclusão do texto escrito e suas possibilidades de encenação.

Mais duas oficinas acontecerão no domingo (19/08). Das 9h às 12h, Mat Kaytan ministrará a oficina "Performance", com abordagem da experiência própria com a performance; a diferença no fazer e ser visto como performático e não coreógrafo; o significado através da mensagem a ser passada; como transferir do eu interior para os movimentos a partir de um tema em uma improvisação; o que é a performance para mim, e em que ela me torna diferente das outras pessoas. A outra oficina "Viola Spolin aplicado em Constantin Stanislavski", com Cesar Santos, acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h. Seguindo métodos conhecidos no mundo todo de Constantin Stanislavski a oficina pretende entregar aos participantes, jogos de Viola Spolin que buscam no ator, a oportunidade de experimentar sensações das quais ele ainda não experimentou e usar em cena. Já o método de Stanislavski cria uma realidade onde o ator deve buscar sensações e sentimentos que já viveu. Mesclando as duas metodologias, a oficina tem por base expandir a veracidade em cena e criar um aspecto de experimentação no espaço em que está inserida, fazendo sentir elementos que ficaram distantes da sua memória e gerando uma memória da emoção completa.

Espetáculos - Também serão apresentados cinco espetáculos gratuitos. Na quinta- feira (16/08), às 20h, um drama teatral de gênero melodrama e tema amor será apresentado pela CIA ArteemQ, com texto de Gabriel Tonin, direção de Iuri Proença e trilha sonora de Gorilla'Z e Arcade Fires. "Devo Engolir Srta. Heart?", com classificação de 14 anos de idade, contará a história do amor incontrolável de Gui por Ratão e, como principal cúmplice dessa paixão, está Srta. Heart. Mas o amor não é recíproco, pois Ratão tem outras paixões, é uma pessoa normal. Então Srta. Heart morre, mas dizem que ela pode ressuscitar. No elenco estão Ana Laura Pires, Léo Rios e Gabriel Tonin.

A Trupe Garagem & Cia, apresentará na sexta-feira (17/08), às 20h, a peça "O Abajur Lilás", com classificação de 16 anos de idade. O espetáculo conta a história de três prostitutas: Dilma, Célia e Leninha, que vivem dentro de um cubículo, onde são arrendadas por Giro, o cafetão, que é sempre acompanhado por Osvaldo, seu "segurança" e acompanhante. As três vivem juntas num quartinho, que é também onde elas atendem seus clientes. Com um conflito estabelecido após a quebra do Abajur Lilás, Célia, não aceitando sua condição, morre, mas Dilma e Leninha continuam a mando de Giro.

No sábado (18/08) serão dois espetáculos. Às 16h, a comédia e romance "O Pequenino Grão de Areia", da Garagem & Cia, com direção de Paula Fernanda, terá classificação livre. A peça relata a história de um pequenino grão de areia, o Sonhador, que se apaixona por uma estrela. As cenas se desenrolam em uma praia, onde estão vários grãos de areia com características próprias, e todos acham loucura essa história de amor impossível. Porém, Sonhador persiste em seu desejo e realiza várias ideias, a fim de conseguir seu propósito. Já às 19h, será a vez de "Homem Promete Levitar", da Cia Arteemq e Comunidade de Cosmologia. Com classificação de 14 anos de idade, o espetáculo é de gênero farsa e trata do assunto de cosmos, onde um palestrante promete fazer experimentos sobrenaturais reais, desde contato com seres não terrestres à levitação.

O último espetáculo acontecerá no dia 19/08, domingo, às 19h: "Bordel – El Cabaret", da Companhia ST DNC. Com classificação de 14 anos de idade, a peça conta a história de uma performer de meia idade, com anos de experiência em casas de prostituição, que teve desde cedo o objetivo de um dia seu nome ser referência em todo o mundo. A sorte e a ousadia a fizeram ganhar muito dinheiro e privilégios, e com isso construir seu próprio bordel. Ursula D'El Cabaret, desenvolve um trabalho performático com suas garotas em seu estabelecimento que nos finais de semana à noite recebe clientes de gêneros e sexos diversificados, em busca de diversão, arte e companhia. Para ela o dinheiro gira a partir de sua criatividade, sensualidade e comunicação, seja ela expressiva, verbal ou até mesmo em seus movimentos, esses visíveis em cada garota performática do Bordel - El Cabaret.

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

Cardápio



GIA e SPED