Secretaria de Saúde

Departamento de Comunicação   16/03/2018 | 15h03

ESF SANTA LUZIA REALIZA PALESTRAS PARA GESTANTES

Palestras tiveram o objetivo de conscientizar as futuras mamães da importância de iniciar o pré-natal logo no início da gestação

ESF SANTA LUZIA REALIZA   PALESTRAS PARA GESTANTES

A equipe multidisciplinar da ESF (Estratégia Saúde da Família) "André Batista", situada na Vila Santa Luzia e pertencente a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Tatuí, realizou, na quinta-feira (15/03), duas palestras para as gestantes do bairro.

O evento teve o objetivo de conscientizar as futuras mamães da importância de iniciar o pré-natal logo no início da gestação, afim de evitar doenças de transmissão vertical (mãe para filho). "A transmissão vertical é um desafio na Saúde Pública que precisa ser enfrentado", afirmou a enfermeira da unidade de saúde, Dalva Adriana Rodrigues Balula.

A palestra ministrada por Dalva e pela farmacêutica Adriana Verônica da Cruz, abordou o aumento considerável das doenças sexualmente transmissíveis (como, por exemplo, a Sífilis), gravíssimas tanto para a mulher quanto para o bebê, e como elas afetam a gravidez. "A bactéria causadora da Sífilis é capaz de ultrapassar a placenta, atingindo o feto, podendo causar aborto, nascimento com baixo peso e até parto prematuro. Além disso, após o nascimento, o bebê pode apresentar cegueira, má formações no cérebro, alterações ósseas e lábio leporino", explica Dalva. Foi destacado, também, que o uso da suplementação de ácido fólico e sulfato ferroso durante a gestação serve para evitar a má formações no feto e prevenir a anemia na mãe e no bebê.

Já a palestra da odontóloga Marielza Cristina da Silva Hoelz, enfatizou a importância da consulta odontológica para a gestante, ressaltando que, durante a gestação, ocorrem a diminuição do cálcio dos dentes, ficando mais sensíveis e, em alguns casos, infecções na gengiva, podendo causar endocardite bacteriana. A endocardite é uma infecção que atinge o coração da mãe e do bebê, podendo causar o óbito de ambos.

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

Cardápio



GIA e SPED