Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Departamento de Comunicação   09/03/2018 | 11h08

FEIRA DO PRODUTOR RURAL TEM PÚBLICO MÉDIO DE 350 PESSOAS POR SEMANA

Feira do Produtor Rural de Tatuí funciona todas as quartas-feiras.

FEIRA DO PRODUTOR RURAL TEM PÚBLICO  MÉDIO DE 350 PESSOAS POR SEMANA

Instalada há quatro meses na Praça do Jardim Wanderley, situada na Rua Celso Patrício, altura do nº 300, a Feira do Produtor Rural de Tatuí tem recebido um público de 300 a 400 pessoas por semana. A Feira é um programa desenvolvido pelo Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), e apoio da Prefeitura de Tatuí.

            “O retorno está muito bom pelo tempo que estamos com a feira. São nove estandes, mais um de alimentação, onde os produtores, juntos, conseguem lucrar, aproximadamente, R$ 3 mil”, comemora o diretor do Sindicato Rural e Patronal de Tautí, Milton Albuquerque.

            Na Feira do Produtor Rural de Tatuí é possível adquirir alimentos fresquinhos e não convencionais (cultivados sem agrotóxicos), direto dos produtores rurais tatuianos. São frutas, hortaliças, vegetais, mudas, flores e artesanato.

Maria de Fátima Freitas, 56 anos, e sua filha Monalize de Freitas, 25 anos, residentes no Jardim Wanderley, frequentam a Feira toda semana, desde o seu início. “Para nós aqui do bairro é muito bom. Adoramos a proposta dos alimentos sem agrotóxicos, sem contar que o sabor desses produtos direto da roça é um diferencial e tanto”. Esta opinião é compartilhada por Maria Aparecida Marques, 72 anos, que mora em frente à Praça aonde a feira acontece. “Nós que crescemos em sítios sabemos o trabalho que dá cultivar cada alimento. E essa é uma oportunidade de valorizarmos os produtores da nossa cidade”.

O diferencial também está nos estandes que expõe os produtos. Eles são confeccionados em bambu e totalmente padronizados. Essa organização toda é o que fez com que a produtora rural Valdirene Silverio migrasse da feira convencional para a Feira do Produtor Rural. “Aqui o diferencial está na organização e no companheirismo para o trabalho. Somos um grupo, que decide as ações em conjunto. Participamos de um curso de normas, procedimentos, planejamento, técnicas de vendas, exposição do produto e gestão de negócios antes de estarmos aqui. Muito melhor que uma feira tradicional”, afirma a comerciante que vende hortaliças e frutas de época que são produzidas em seu sítio no bairro Água Branca.

 A artesã Gabriela Lima Muto também tem um estande na Feira, com artenasanato e plantas ornamentais que cria em sua chácara no Bairro Santuário. “Morei por 15 anos no Japão e trouxe comigo essa paixão pela sustentabilidade. E é nessa proposta diferenciada que eu acredito”, conta Gabriela, que utiliza fribas de bananeira, bambu e argila da própria chácara para confeccionar seus produtos e pretende, em breve, começar o cultivo de olericultura orgânica.

A Feira do Produtor Rural de Tatuí funciona todas as quartas-feiras, das 16h às 20h.

 

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

Cardápio



GIA e SPED