Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Departamento de Comunicação   20/10/2017 | 08h52

ESPETÁCULO “NATUREZA, MATÉRIA, FORMA” SERÁ APRESENTADO NO CENTRO CULTURAL

Espetáculo tem direção de Rivaldo Nogueira.

 ESPETÁCULO “NATUREZA, MATÉRIA, FORMA” SERÁ APRESENTADO NO CENTRO CULTURAL

O espetáculo solo Butoh Dance Theater “Natureza, Matéria, Forma” será a atração deste domingo (22/10), às 20h30, no Centro Cultural de Tatuí. Essa é uma ação colaborativa entre o produtor cultural Rivaldo Nogueira e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

A peça apresenta um encadeamento de plataformas cinéticas corporais a partir de princípios e elementos da vida e obra de Joseph Beuys. Ela ocorre em uma espécie de “instalação cênica” constituída de materiais das obras de Beuys, como: feltro, cobre, ferro, troncos de árvores, ossos de animais, árvores secas, água, gelo e mel. Frio e quente, substâncias naturais e orgânicas, homem e animal, feminino e masculino, vida e morte são elementos de performances anteriores de Beuys que são retomados e fiscalizados, através de um processo inspirado na dança Butoh.

“Da matéria às forças que a codificam, do movimento à energia radiante, da energia à forma unificada. A devastação da natureza, o coabitar possível do homem com outras espécies, a cisão espiritual do homem e sua cura são temas do espetáculo”, explica o produtor cultural Rivaldo Nogueira. Ele considera o espetáculo “uma obra aberta onde as cenas se conectam e adquirem novos significados, de grande atualidade, e ressonância em acontecimentos e problemas do mundo atual”. E conclui: “é um ritual onde o êxtase leva a superação do corpo separado, cindido e o aproxima da totalidade”.

A iluminação é de Luiz Gaspar, a sonoplastia de Edgar Nogueira, a produção de Raissa Matos e Jordi Bruno, as fotos e os vídeos de Lucas Prado e a direção de Rivaldo Nogueira.

O espetáculo terá entrada franca e o interessado deve chegar uma hora antes do início do espetáculo para garantir o lugar, pois o acesso é limitado para 150 pessoas. O Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

GIA e SPED