Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Departamento de Comunicação   18/10/2017 | 14h30

PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL INCENTIVA PEQUENOS PRODUTORES TATUIANOS

Divulgação da Feira do Produtor Rural aconteceu na Praça da Matriz e Avenida das Mangueiras.

PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL INCENTIVA PEQUENOS PRODUTORES TATUIANOS

Na terça-feira (17/10), a prefeita Maria José Vieira de Camargo e os secretários Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo) e Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente) estiveram presentes na divulgação da Feira do Produtor Rural, que aconteceu na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo.

O programa  Feira do Produtor Rural é uma iniciativa do Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com o apoio da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Aqricultura e Meio Ambiente.

O curso destinado aos produtores rurais de Tatuí teve início no mês de março, com duração de 272 horas, e esta semana os alunos participaram de uma aula prática, bem como fizeram a divulgação da Feira do Produtor Rural na Praça da Matriz (16/10) e na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo (17/10).

“O objetivo é incentivar pequenos produtores a comercializarem os produtos diretamente com o consumidor e fazer com que tenham uma Feira do Produtor Rural diferenciada, com a proposta de sustentabilidade, agregando valor aos produtos comercializados”, destaca o diretor do Sindicato Rural e Patronal de Tautí, Milton Albuquerque.

A instrutura técnica do SENAR-SP, Maria Aparecida Franzini de Almeida Rodrigues, foi quem ministrou o curso para os produtores rurais de Tatuí. O programa incluiu orientações sobre formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção de estandes de bambu, planejamento de produção, preparação adequada dos produtos a serem levados à feira, comercialização, técnicas de vendas e exposição de produtos, encantamento do cliente, controles e gestão de negócio.

Para o produtor rural Alfredo Antunes Xavier Neto o curso está sendo um incentivo para os produtores rurais. “É uma oportunidade e tanto de estreitarmos o relacionamento com o consumidor, oferencendo produtos não convencionais, cultivados com técnicas de produtos orgânicos, porém sem o certificado, ainda, de orgânico”, comemora Alfredo.

O engenheiro agrônomo do Departamento de Fomento à Agricultura, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Cesar Lopes, acompanhou o processo, dando suporte aos produtores quanto a análise e preparação do solo, controle de pragas, adubação etc. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, explicou que a Prefeitura de Tatuí concedeu orientação, também, quanto a vigilância sanitária e a fiscalização da Feira. “Além do acompanhamento estamos cedendo a autorização dos espaços públicos e o apoio durante o evento”, explica Célio.

Feira do Produtor Rural - O lançamento da Feira do Produtor Rural de Tatuí acontecerá no dia 8 de novembro, das 17h às 21h, na Praça do Jardim Wanderley, situada na Rua Celso Patrício, altura do nº 300. A Feira deverá ocorrer todas as quartas-feiras, no mesmo horário e local.

No total serão 12 estandes confeccionados em bambu e totalmente padronizados, que irão comercializar hortaliças, frutas, vegetais, mudas, flores e artesanatos com produtos oriundos da atividade rural desses produtores tatuianos. 

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

GIA e SPED