Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Departamento de Comunicação   07/06/2017 | 13h47

RIO SOROCABA RECEBE 10 MIL ALEVINOS NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No evento, foram pontuados três investimentos da Sabesp em Tatuí.

 RIO SOROCABA RECEBE 10 MIL ALEVINOS  NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira (5), cerca de 10 mil alevinos, peixes recém-nascidos, foram soltos no rio Sorocaba, na cidade de Laranjal Paulista.

O governador Geraldo Alckmin participou do evento que simboliza os resultados dos investimentos nos últimos seis anos para a melhora de 42 rios e córregos na região chamada de Médio Tietê por contemplar as cidades no trecho intermediário do rio, entre a nascente, na Grande São Paulo, e a foz, na divisa com Mato Grosso do Sul.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo, presidente da Fundação Agência do Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, também esteve presente ao evento.

 “Estamos comemorando o Dia do Meio Ambiente, com três importantes iniciativas. A primeira é tratar o esgoto e despoluir os nossos rios. Nós entregamos 27 estações novas e quatro estão em obras. 31 estações de esgoto só aqui na região de Sorocaba e do Médio Tiete. Em todo o Estado, 113 estações de tratamento. A segunda medida é mata ciliar. Nós precisamos recompor as matas ciliares na beira dos rios e proteger as nascentes. Nossa meta é 8 milhões de mudas nativas. Só aqui na região, a Sabesp plantou 90 mil”, explicou o governador.

Entre 2011 e 2017, a Sabesp investiu R$ 233 milhões em cerca de 30 obras, que evitam o descarte de 14 mil toneladas por ano de esgoto in natura em rios como Sorocaba, Piracicaba e Tietê. Essa ação melhora a qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população.

            No evento, foram pontuados três investimentos da Sabesp em Tatuí. São estações de tratamento de esgoto no bairro Inocoop, próximo ao CEAGESP e chamada ETE Bassi. O investimento somou R$ 7 milhões, com 2.488 toneladas/ano de carga orgânica removida e tratada, beneficiando o Rio Tatuí e o Córrego Matadouro Velho.

 

Na região, a meta é elevar o índice de tratamento de esgotos nas sedes dos municípios dos atuais 84% para 100%, ou seja, mais de 800 mil habitantes serão atendidos com serviços de saneamento universalizados: 100% de abastecimento com água de qualidade, 100% de coleta de esgotos e 100% dos efluentes coletados tratados.

SAÚDE

Saúde
Médicos nos Postos de Saúde

Horários:

GIA e SPED










Faça sua Proposta