Fundo Social

Departamento de Comunicação   08/03/2017 | 13h11

PROJETO ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA INICIA ATIVIDADES COM 180 IDOSOS

Atividades acontecem no Parque Maria Tuca.

PROJETO ENVELHECER COM QUALIDADE DE  VIDA INICIA ATIVIDADES COM 180 IDOSOS

Na terça-feira (7), nas dependências do Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, aconteceu a abertura do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT). São 180 idosos inscritos. Entre os presentes, além da prefeita Maria José Vieira de Camargo, estavam o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, os secretários Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo), Gétero Augusto de Campos (Trabalho e Desenvolvimento Social), Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Marisa Aparecida Fiuza Mendes Kodaira (Educação), Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos) e Marco Luis Rezende (Obras e Infra-Estrutura) e dos vereadores Alexandre Grandino Teles, Jario Martins (Pepinho), Joaquim Amado Quevedo e João Éder Alves Miguel.

A presidente do FUSSTAT, Sonia Maria Ribeiro da Silva, comentou sobre o início dos trabalhos e saudou todos os profissionais que trabalharão diretamente com os integrantes do projeto, que será coordenado pela fisioterapeuta Luciana Vieira de Camargo Barros Picchi. Aliás, Luciana recebeu flores e uma homenagem do ex-coordenador do Projeto Envelhecer, Ivan Rezende, atual presidente do Lar São Vicente de Paulo.

Após a apresentação da nova fase do projeto, a prefeita Maria José inaugurou a horta ali existente.

Instituído em 2007, no mandato do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o projeto Envelhecer com Qualidade de Vida oferece, diariamente, diversas atividades físicas aos idosos, sob a orientação de profissionais de educação física, como alongamento, caminhada, musculação, dança, yoga e canto coral. “Eles recebem cuidados de médicos geriatra e cardiologista, com consultas, exames e receitas, e fazem, semanalmente, controle da pressão arterial e glicemia capilar, com uma equipe de enfermagem. Também passam por consulta com nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta quando há indicação médica”, ressalta a coordenadora do projeto.

Uma professora realiza treino de memória com os integrantes do projeto, aplica reforço de Português e Matemática e ministra aulas de teatro. Há, também, aulas de artesanato como pintura em tecido, tricô, crochê, artes com materiais recicláveis, jogos de tabuleiro, pescaria e horta, sendo algumas delas ministradas por professores voluntários.

“Todos os dias são servidos lanches com suco e fruta para todos os dosos, e, mensalmente, há uma comemoração dos aniversariantes do mês, onde é servido um bolo muito especial”, destaca Luciana.